Não há dúvidas que masmorras são “umaniminimidade” no RPG de fantasia medieval. Todo mundo já entrou em uma ou já criou uma.

“Eu nunca entrei em uma masmorra” diz aquele rapaz com um sobretudo preto e camiseta do Ramstein.

Que engano! Todos sabemos que castelos, prédios abandonados, cidades fantasmas e toda estrutura humana [ou não] com perigos É uma masmorra, os mestres só tem vergonha de assumir isto. Muitos acham que masmorras são “coisas infantis” e que não favorecem a “alta arte do RPG”.

Se você for um deles vá ler o The Forge para discutir teorias de RPG, este blog é burro demais para vocÊ

Agora se você não se importa de seguir a verdadeira regra de ouro do RPG [à saber: Em caso de dúvidas jogue os dados e GRITE!] este artigo é para você.

Abaixo seguem alguns geradores aleatórios de Masmorras para aqueles mestres que são preguiçosos [como eu] ou que tem pouco tempo para planejas seus jogos [como eu]. A esmagadora maioria das masmorras possui regras para D&D 3.5, porém em inglês. Eu particularmente só aproveito os traçados da masmorra. \o/

Vamos a elas:

Skeleton Key Games Generator

Escolha as opções nos boxes e gere sua masmorra aleatória. Se você não conhece inglês clique aleatoriamente \o/. Vai sair uma masmorra bacana com certeza.

Tem uns problemas para impressão, pois como eles são uma empresa que vende tiles [vulgo aqueles mapinhas tipo do RPGQuest] eles não deixa gerar masmorras muito grandes. Mas ela tem uma arte bacana.

Myth Weavers Dungeon Generator

Eu acho esta uma das mais bacanas. As masmorras geradas são bem simples na arte, mas por causa disto podem ser utilizadas para cidades, prédios e outros edificios/cavernas/uérever.

Tem bastantes opções de configuração, como desnsidade de monstros, tamanho dos quadrados, Nivel dos personagens e outros. Abaixo do mapa da masmorra ele gera um BOX, com o que consta em cada sala, incluindo monstros [sem as fichas, apenas os monstros], NPCS [estes com fichas] e tesouros. Deixa você criar masmorras grandes.

Random Dungeon Map Creator

Este é bem bonito, deixa você escolher o fundo, porém tem poucas opções de customização. Os mapas gerados não são muito grandes, mas são grandes o bastante para serem impressos e acompanhados por um Mestre.

Ele tem dois módulos, o primeiro com algumas informações a mais:

O segundo módulo tem menos opções ainda mas pode gerar ruinas

Nenhuma das duas inclui dados de monstros e itens que ficam dentro das masmorras.

O site tem algumas Masmorras prontas além de outros geradores

Um gerador de cavernas

Cavernosa hein?

 E um gerador de florestas

O Demon Web

É muito completa. Você tem várias opções de customização, como Masmorras Arcanas, para Gigantes, com Dragões etc… Ela gera um mapa bem simples porém um box gigante, com vááááárias informações para a masmorra, como inimigos, armadilhas etc…

E ainda deixa vc colocar nominho nela XD

 

 

A última mas não menos importante, talvez a mais, é a feita pela própria Wizards

Ele possibilita que você escolha de quais livros você vai usar os monstros, qual o nivel dos personagens e outras opções.

Ela passa um box com vááárias informações, como monstros, armadilhas e ganchos de aventura \o/. O único problema é, que se você quiser imprimir só o mapa não é possivel. É habilitado apenas para imprimir com todos os box de informações.

Acho que com estes geradores não irão faltar perigos nas mesas dos seus jogadores :D

EDIT: O Formiga da Lista de Blogs De RPG indicou o criador de mapas de dungeons chamado Dungeons Tile Mapper, ele não é um gerador automático de mapas e sim uma ferramenta para construir suas próprias dungeons utilizando-se dos tiles [elementos que servem para montar o cenário de jogo como estes] oficiais da Wizards. Existe também uma comunidade no Yahoo que disponibiliza alguns mapas feitos por outros usuários do programa

A Wizards também disponibiliza uma galeria de mapas publicado em seus livros para visualização, mas ao menos que você seja um Super-Homem não serão de grande utilidade

Além deste existe um outro criador de dungeons mais free-forma ainda. É o Yed Old Map Maker. Ele permite você construir as dungeons e salva-las, desde que você crie uma conta de grátis.

 

 

 Se você clicar em Load pode utilizar mapas criados por outros usuários.

Se você conhecer algum outro programas como os listados acima. Indique nos comentários.