O designer de jogos Rob Lang, do recomendadissimo Free RPG Blog e 1KM1KT fez um guia sobre como estruturar seu RPG Gratuito de forma que ele fique mais acessivel para o leitor. Conversei com ele,  que me deu a autorização para a veiculação do texto abaixo:

Neste texto, eu irei dar uma pincelada em uma forma de organizar o seu RPG Gratuito. Se você esta emperrado pelas idéias de como coloca-las no papel de uma forma que as outras pessoas possam entender e em última instância rolar aventuras com o seu jogo. Usando um exemplo, eu apresento uma ordem que funcionaria para a maior parte dos jogos que eu tenho analisado [e eu estou acostumado em analisar alguns deles] mas se você sentir que ele não funciona para o seu RPG, então tudo bem.

Não há uma estrutura definida. Eu inclui Cenário aqui pois eu acredito que se você quer ter certeza que seu RPG será jogado, você precisará incluir um cenário e uma amostra de aventura.

 O seu cérebro esta fervendo com idéias e você esta projetando vomitar todos seus pensamentos espumantes socando-os em um processador de texto, transforma-lo em PDF e lança-lo no 1KM1KT. Você acabou de entrar para o clã muito-feliz dos Filantropistas de Internet. Muito bem feito!!

 Então você é banhado na resoluta luz do sol, cada ruga em seu rosto se aprofundando. Você é movido por um coração que bate preocupado e com uma transpiração gélida. Alguém o jogará? Eu devo compartilhar minha idéia?

Algumas vezes grandes idéias são enterrada pelo autor, não devido a uma redação ruim, mas por culpa de uma organização pobre, o que é vergonhoso pois é algo relativamente fácil de consertar. Eu sou culpado pela maior parte do que esta abaixo, mas estou trabalhando para mudar este formato. Não se esqueça que um RPG é tanto lido quanto referencia de leitura. Ele deve ser tanto uma material de referencia quando gostoso de ler.

A Estrutura

Um jogo deveria ser organizado ter uma estrutura lógica e então ter uma leitura agradável [veja mais abaixo na seção de Estilo]. Para ajudar a ilustrar meu ponto de vista, eu usarei um jogo completamente fictício para alguém que realmente não sabe até aonde eu fui com isto. Estas são as seções principais que eu incluiria:

Capa

 

 

No mínimo, ela deveria conter o nome do seu jogo. Ela não precisa ser um desenho, um pouco de texto em uma fonte banca também funciona. Eu incluiria seu nome também, você colocou muito do seu trabalho nisto. Eu espero que você esteja orgulhoso a ponto de colocar seu nome nele. Ou, se ele é um lixo e você o detestou, coloque o nome de qualquer outra pessoa nele. Não o meu. Talvez um nom de plume [N.T. Um pseudônimo]

 Conteúdo

 

 

Uma pagina de conteúdo deveria incluir a maioria dos cabeçalhos e subtítulos. Lista de tabelas ou imagens pertencem ao Apêndice. Tente manter o conteúdo a poucas páginas e diminua a fonte ou o espaçamento para que ele se ajuste melhor na página. Linhas podem ser comprimidas, como as pessoas irão apenas passar pelo Conteúdo é improvável que elas lerão isto como parágrafos de uma prosa. Apenas opcional se o seu jogo tem menos que 7 paginas.

Agradecimentos / Versão / Dedicatória

 

 

Opcional. Existem grandes chances que você tenha que agradecer alguma pessoa por te ajudar com o jogo e este é o melhor lugar para isto. Pode ser a esposa, a namorada [se você tiver ambas, não as inclua juntas aqui] grupos do mal, um bichinho de pelúcia com que você dormia, um terapeuta ou colega de escritório. Tente manter isto em uma página. Sempre coloque a versão e a data do texto. Se você não gosta dos códigos de versão semelhantes aos dos softwares [1.1,1,2 etc] use números redondos

Introdução

 

 

É provável que a introdução seja a primeira coisa que o leitor irá ver após a capa, então tenha certeza que ela é descritiva [N.T. fluffness no original]. Ela deve incluir o seguinte:

  • O que é o livro? Sistema? Cenário? Uma aventura?
  • Qual é o genero do cenário? Quais são os temas principais
  • O que os personagens farão?
  • Qual é o tipo de mecânica [dados/sem dados/pilha de dados]?

Criação de Personagem

 

Comece esta seção listando todas as etapas que lidas mostrem o que virá, então descreva cada uma destas etapas, dando exemplos quando necessário. Opcionalmente, inclua um exemplo de geração de personagem. Tenha certeza que seu personagem exemplo se encaixará no exemplo de aventura que você dará. Não coloque as pericias alinhadas, a menos que existam apenas meia página para elas. Coloque-as no Apêndice.

Mecânica

 

Se você houver desenvolvido sua própria mecânica, comece com uma introdução a ela. Que tipo de mecânica ela é? Rola dados? Um monte de modificadores? Depois desta breve introdução, defina cada uma das partes em seções, uma de cada vez. Se você tem um conceito principal que conduz todos os outros [como rolar um dado contra um numero alvo], defina-o primeiro. Seções que você pode ter são Resolução de Ações [fazendo alguma coisa], Combate [Machucando alguma coisa] e Magia [Fazendo alguma coisa inacreditável]. Dê pelo menos um exemplo para cada tipo.

Cenário

 chg_setting

 

Jogos gratuitos ganham vida com seu cenário. A mecânica não pode ser jogada sozinha por ninguém que não seja um grupo de matemáticos estastisticos e matemáticos estatísticos não são permitidos a se juntar a grupos de RPG sem uma licença especifica. A forma que é colocada a informação do seu cenário é muito importante. Comece com uma visão geral, não muito diferente do que você fez na introdução geral acima. Mostre os elementos principais, a história recente, quem são os principais NPCs. Uma página ou mais disto.

O  RPG será usado tanto como uma leitura quanto como um material de referencia, com isto em mente, eu recomendo descrever seu cenário por cima e trabalhe nas bases. Por exemplo, descreve o mundo, os países, as cidades, as regras e então você chega na área da campanha para a aventura de exemplo

Seção do Mestre

 chg_gm

A Seção do Mestre é importante e no minimo inclui um Exemplo de Aventura. Que seria um mostruário do seu cenário sem confiar excessivamente no sistema. Imagine a experiência que os jogadores terão: Eles sentarão, farão os personagens e o Mestre começará. Faça a aventura de uma forma simples de se entender e que também mostre os pontos do cenário. Talvez dê exemplos de personagem também.

Informação adicional para o cenário também deveria ser incluida. Se existem coisas que os jogadores não deveriam saber mas o Mestre sim, então inclua aqui, É normalmente o Mestre que apresenta o jogo para o grupo então faça disto gostoso para ele também

Apendice

 chg_appendix

Meu background cientifico faz de mim um fascista do Apêndice. Qualquer item que perturba a fluidez da explicação deveria ir para o Apêndice. Listas são as maiores culpadas. Coloque-as no final, eles não irão Le-las do inicio ao fim e elas são usadas mais como referencia. Esta é minha maior fraqueza e quando eu peguei o teste de impressão de Icar da Lulu, eu fui aterrorizado que eu tinha todas as listas [Pericias, pcychotheatrics] alinhadas com a prosa. Talvez seja um pouco áspero mover a lista de pericias de dentro da seção de criação de personagem, mas eu asseguro você que isso será melhor do que o uso atual

Exemplos de coisas que deveriam estar em um Apêndice são:

  • Pericias
  • Equipamentos
  • Magias
  • Bestiário
  • Tabelas
  • Ficha de Personagem

Contracapa

 chg_back

Eu teria um pouco da sinopse como propaganda na parte traseira e talvez instruções para que uma gráfica imprimisse bem para uso pessoal.  Se um candidato a Mestre houver impresso e encadernado ele de uma forma legal, os jogadores irão em breve para a contra-capa

 No Estilo

 

Nesta seção eu falo sobre alguns pontos estilisticos sobre a organização de seus RPGs. Estilo é algo mais etéreo que a estrutura e como observador, seu olho é o rei aqui. Se você não tem idéias, então tente usar estas idéias como um ponto de partida

  • Duas colunas é um dever. A menos que você esteja imprimindo um panfleto
  • Use paginas ornamentadas pois a maioria das pessoas irá imprimir em ambos os lados do papel. Seja cuidadoso onde você colocará o seu número de pagina, eles podem acabar amarrotados. Se você não tem certeza coloque-os no meio da página.
  • Coloque as imagens no lado superior direito e no lado inferior esquerdo de preferência. O lado superior esquerdo e o inferior direito da página é onde os olhos leem mais facilmente, então o melhor é colocar o texto lá.

 

Encheção de linguiça [Fluff]

 Encheção de Linguiça [Fluff] é como eu chamo qualquer palavra ou conteúdo que não ajude diretamente o jogador ou o Mestre em rolar o seu jogo. Fluff pode aparecer das formas abaixo:

  • Exemplos que não demonstram significamente partes do sistema
  • Um estilo falador de redigir que pode adicionar centenas de palavras
  • Justificativas sobre o porque de uma regra particular foi escolhida em detrimento de outra
  • Marketing feito através de dizer quão revolucionário e épico o jogo é. Tudo bem em descrever o porque ele é diferente, mas um excesso de adjetivos é encheção de lingüiça
  • Detalhar exaustivamente pequenas partes do cenário

 Escolhendo bons exemplos

 

Exemplos ajudarão o Mestre comprender seu cenário e as mecânicas do sistema. Um exemplo sozinho deveria iluminar uma faceta da sua mecânica ou cenário se isto for possível. Exemplos podem se encadear uns com os outros, porem cada exemplo deveria permanecer em seu próprio tópico então os leitores podem pega o clima do exemplo quando se referirem a ele. Assegure-se que o seu exemplo é sem encheção de lingüiça

 

Um chamado a todos os desenvolvedores de jogos!

  • Eu esqueci alguma coisa?
  • Algum erro horripilante aqui?
  • Eu fui muito rigoroso?
  • Você conhece algum tutorial ou idéias similares?

Nota do Tradutor: Tem uma seção de agradecimentos que eu não reproduzi, mas ele agradece prioramente o chgowiz.

