Estou meio desanimado com vida de internet. Por isto abandonei isto daqui. Mas vou tentar voltar aos poucos. Nada melhor para voltarmos a velha forma do que dar alguns chutes na cara e uns mortais para trás!!

Introdução

WUSHU, é um RPG de ação cinematográfica escrito originalmente por Dan Bayn. É publicado gratuitamente na internet na sua forma LITE, conhecida como WuShu Open, que é totalmente funcional, de forma independente. Todos os produtos da linha só são lançados em .pdf, sendo um rpg indie.
O foco do jogo é a ação desenfreada dos filmes de artes marciais de Hong Kong. O mesmo objetivo dos famosos HKAT! e Feng-Shui. Mas qual a diferença entre Wu-Shu e os outros sistemas se eles tem focos iguais?
Uma única coisa: Genialidade

Simplicidade

O .pdf. do Open Wushu tem 6 páginas, sendo que 2 delas é de uma licença Creative Commons para a publicação de material. Isto mesmo, o sistema tem apenas 4 paginas, ao meu ver, revolucionárias. A começar pela criação de personagem
Montar um personagem em Wushu é, por mais surreal que isto pareça, mais rápido do que em 3D&T. O jogador escolhe 3 Arquétipos e os numera em 5/4/3 pontos. Após fazer isto o jogador deve escolher uma fraqueza que terá valor de 1. Se ele não mencionar na ficha, trata-se como se ele possui este arquétipo com o valor de 2.
Além disto adicione 3 pontos de CHI, os “PVs”do jogo

Ex:

Shingo Watanabe
Mestre de Kanujutsu 5
Kanu-Dô 4
Wire-Fu 3
Hacker 1

Chi 3

Se no meio da partida exigi um teste Culinária [ naquele restaurante Chinês, onde ele esta a procura do Medalhão Dourado] ele é feito com o valor de 2

Só isto.
Esta é uma ficha completa de Wushu. Todos os dados para jogar já constam nela, por isto agora vou falar da parte realmente interessante do sistema, a resolução de tarefas

O sistema

Wushu, assim como Storyteller, é um sistema baseado no conceito de Pilha de Dados, ou seja quantos mais dados na mão melhor é a sua ação.
Só que diferentemente do sistema de Vampiro, Wushu utiliza-se de d6, onde o jogador deve rolar um número menor que o atributo testado. Se conseguir recebe um sucesso. Um sucesso é o necessário para resolver qualquer tarefa simples, que não seja de combate.
Aqui entra a genialidade de Wushu, para acumular dados em sua pilha o jogador utiliza-se de uma regra chamada de Principio da Verdade Narrativa. Ela se baseia no principio que tudo que o jogador narra como ação de seu personagem, acontece. Tudo. Todos os testes são apenas para medir quão bem a ação foi realizada.
Para cada Detalhe que o jogador adiciona em sua cena, ele ganha +1D para a sua pilha, até o total máximo determinado pelo Narrador no inicio da cena.

Ex:

Shingo quer arrombar uma porta. Se o jogador anunciar: “Arrombo a porta” Ele faz um teste utilizando-se de 1D contra o valor de 2, o valor genérico para seu arquétipo “Arrombador”
Agora se ele disser: Shingo fita a porta/Concentra seu Chi/Saca o Kanudo de Papelão/Enquanto faz o seu grito de poder o jogador rola 4 dados contra 5, se ele conseguir um sucesso a porta foi arrombada.

O Sistema de batalhas utiliza o mesmo principio, porém ao invés 1 sucesso para a resolução da tarefa é necessário obter um maior número de sucessos que o adversário.

Porque é genial?

A genialidade de WUSHU esta em dividir a tarefa da narrativa com o Mestre e consequentemente conseguir adicionar a velocidade dos filmes de Kung-Fu a sua mesa de RPG.
No ínicio o conceito é dificil de se entender, principalmente se o seu grupo for iniciante no mundo do Errepegê, pois exige dos jogadores um maior grau de participação na construção das cenas. Porém assim que se pega o jeito você irá querer adicionar o Estilo Wushu a todos os seus jogos de RPG.

Mas aonde eu consigo esta maravilha?

Infelizmente este jogo só existe em inglês…NOT! Existe uma tradução do Open Wushu em português que você pode pegar aqui ou aqui em conjunto com uma ótima resenha do Camilo RPG.
Existem também as versões full de Wushu e vários suplementos, incluindo Wire-Fu, Gun-Fu e até Car-fu [?!!] porém eles são em inglês e só trazem mais dicas para incrementar seus Detalhes com manobras de combate e filmografias, mas se você falar inglês pode compra-los aqui ou obte-los aqui.

Se você prefere incrementar seu Wushu, com mais regras pode tentar usar o BUDO, ou o ótimo Wushu Exalted

No RPG.neto autor tem uma coluna semanal com mini-cenários para Wushu que eu tentarei traduzir porcamente se tiver afim 🙂

Provavelmente esta resenha não faz justiça ao jogo, leia e diga o que você acha dele nos comentários

Anúncios