A Wushu Skiddo, é uma coluna mensal do criador do Wushu Dan Bayn. Nela ele descreve mini-cenários que podem ser usados em conjunto com Wushu ou com qualquer outro sistema, já que os textos não possuem regras. A coluna #1 é só uma apresentação de qual será o sistema dos textos.

Tentarei traduzir a coluna para aqueles que não sabem inglês. Porém se você sabe, leia o original que é infinitamente melhor que a minha tradução.

Começaremos então com a coluna #2 o cenário de Aztech. Com vocês Dan Bayn e Wushu Skiddo:

===============
A fria lamina da faca de obsidiana brilhava no agreste sol do deserto. Ela gritou quando o sumo-sacerdote ofereceu seu coração a Tezcatlipoca, mas o som quase se perdeu no meio do povo aglomerado abaixo, na base do zigurate. As inundadas ruinas da Cidade do México alongavam-se ao redor deles, vigiando-os como fantasmas.

Os musculos do sumo-sacerdote estavam tensos como se ele estivesse prestes a ter um derrame, mas a faca explode em suas mãos!! Um tiro explode contra as paredes do templo. A multidão revela um homem com um olho mecanico, e um rifle .50 com tambor e mira guiada a laser. Ele mira e um brilhante ponto vermelho aparece no meio da testa do sumo sacerdote.

“Isto foi uma idiotice, diablero!! Sua arma não pode matar todos os homens, mulheres e crianças entre você e a borda! Nós somos as crianças de Tezcatlipoca, Ele Pelo Qual Nós Vivemos, e nós não permitiremos que este ultraje fique sem punição!!”

Guardas surgiram da multidão e cercaram o atirador. Eles uivavam como cães raivosos, brandindo suas lanças e seus antigos revolveres contra o cyborg. Então um leve zunido sobe pelo telhado ao redor da praça onde um quarteto de drones* levantavam voo, suas armas giravam buscando simultaneamente trinta alvos, cada um separadamente.

“Eu trouxe um exército suficientemente grande para matar cento e quarenta e dois de vocês”, o pistoleiro respondeu. “Quem vai primeiro?”

===============

Os Aztecas são legais…abra-o-seu-coração-e-mostre-como-eles-são-legais. Poucos grupos históricos brandiam Somos Maus com tanto vigor ( exceto pelos Nazistas que fizeram isto notoriamente a plenos pulmões). Entretanto, eu não poderia forçar a mim mesmo a escrever um cenário histórico certinho. Ah não, eu tenho que colocar um pouco de ficção cientifica nisto. E foi isto o que eu fiz.

Sejam bem-vindos ao Apocalypse Mesoamericano!!

Daqui para lá…

Comece com um futuro Ghost in The Shell : Internet sem-fio, implantes cibernéticos e realidade virtual, isso funciona. Então solte um virus  pela rede que travará todas as AIs e transformará aqueles com implantes cerebrais em loucos. Em uma batida de coração o mundo inteiro vira uma bagunça. Violencia e canibalismo se espalham pelas ruas. Misseis nucleares e armas orbitais explodem no céu

Então, silêncio. Aqueles pobres demais para bancar implantes, ou teimosos demais para não aceita-los, se arrastaram para fora da confusão e tentavam se reerguer. Como faria sentido para eles tudo o que aconteceu? Como explicar que as feras cyborgues continuam vagando pela noite? Quando todos estes problemas se aproximam de voce, é a desolação. A única coisa natural a se fazer é olhar para trás. No México, um grupo de cultuadores da nova era conclui que os Mexica [como eles chamam a si mesmos] sempre estiveram certos. O mundo funciona atraves de um ciclo de Morte e Renascimento. O apocalypse nao foi o fim-do-mundo, foi o inicio.

Eles ressuscitaram as antigas crenças pagãs mexicanas e fixaram a reconstrução de Tenochtitlán nas ruinas inundadas da Cidade do México. Seu líder proclamou a si mesmo Tezcatiploca, Senhor do Contiguo e Perto, AquEle Pelo Qual Nós Vivemos, ele enviou os seus exércitos para todas as direções subjugando comunidades sobreviventes e trazendo de volta oferendas de comida, água e reliquias de alta tecnologia. Então o Império Azteca renasceu.

Aqueles que resistiam eram capturados e levados para Tenochtitlán para sacrificios humanos. Tezcatlipoca e seus clérigos [i.e. carrascos] arrancavam o coração das vitimas com facas de obsidiana e ofereciam o sangue aos deuses. Eles diziam para as pessoas que os sacrificios eram apenas para manter o apocalipse longe. Em outro ritual eles decaptavam uma mulher e jogavam seu corpo para o zigurate e começavam a dançar… vestidos na pele da vitima. Não é nenhuma surpresa que os Mexica vizinhos preferiam pagar tributos ao invés de lutar.

Entretanto, uma rebelião explodiu no sul. Quando proclamou a si mesmo como um deus, Tezcatlipoca exilou qualquer rival que era popular o bastante para a morte. Um deles encontrou uma nova casa entre os povos Maias que haviam sobrevivido no Planalto de Chiapas durante séculos. Decidido a usar fogo contra fogo ele tomou para ele o manto de Quetzalcoatl, a Serpente Empluamada, e começou a criar seus próprios exércitos.

A violência entre estas civilizações foi inevitável. Ambos os lideres buscavam vantagens estratégicas na tecnologia perdida da Era Morta. Os talentosos astrônomos maias procuravam as armas orbitais com a sua matemática e Nahuals [veja abaixo] podendo hackea-las. Os Mexica enviaram times de salvamentos para o norte para recuperar armas dos Aztlans que é como eles atualmente chamam as destruidas terras que já foram os Estados Unidos.

Monstros do Novo Mundo

Ninguém sobreviveu ao Apocalypse com ambos implantes cibernéticos e a sua sanidade. Mais de 90% da população morreu logo nas primeiras semanas vitimas do fogo nuclear, ou das armas biológicas, ou de “simples”homicidios. A maioria dos 10% sofreram os efeitos da inanição ou se suicidaram, uma era negra se seguiu. Aqueles cyborgues que conseguiram sobreviver o fizeram através de astúcia, talento que agora eles utilizam para caçar seus companheiros homens.

  • Tzitzimime

Os Mexica chamam qualquer fera cyborgue de Tzitzimime. Lendas dizem que estes monstros viriam coletar vidas após o Fim do Mundo, mas são apenas especulações. Pense neles como Zumbis ou qualquer coisa que você ache legal. Os cybers poderiam estar quebrados, resultando em Shamblers lentos, ou eles dariam superforça e velocidade.

 

  • Civatateo

Segundo as lendas, mulheres que morrem no parto tranformam-se em Civatateo; demoniacas e esqueléticas criaturas que espalham doenças e roubam crianças na noite. Um grupo de sobreviventes recebeu este nome por causa da sua aparência e da tendência de causar envenenamento por radiação naqueles que chegavam próximos demais. Mais de um deles tem tentado roubar crianças saudáveis

  • Pishtaco

Antes do apocalyse o corpo humano havia se tornado uma mercadoria, suas partes [tanto as orgânicas quanto as cibernéticas] eram compradas e vendidas por todo o mundo. Conscientes das facilidades High Tech, os Nahuals que as executam , mantem estes mercados vivos por meio de caçadores de recompensa que são pagos para colher implantes, tecido nervoso, medula, ossos, olhos, etc..Esses comerciantes são chamados de Pishtacos, por causa dos ghouls coletores de gordura do folclore  Mesoamericano.

  • Black Dogs [Cães Negros]

O Virus do Armagedon frequentemente se manifesta a si mesmo como um conjunto de black dogs . Aqueles com implantes de rede nos cerébro, os experimenta como alucinações controladas, porém eles podem aparecer também da forma tradicional atraves de hologramas e displays com “smart ink”, que cubriam a maior parte dos edificios pré-apocalipse. Muitos nahual declaram terem aprendido “magia” com os Black Dog.  Isto tem levado os Mexica a compara-los com o deus Xolotl, que guia as almas para o alémvida.

Nahuals e a Magia

Raros individuos podem “fazer as pazes”com o virus retendo algum fragmentos de controle sobre eles mesmos e a Rede. Crédulos assustados chamam-os de nahual, bruxas ou diableros. Eles podem ser encontrados em ambos os lados, Mexicas e Maias, que precisam dos seus talentos para aparelhar sua armas High Tech.  Nos locais mais afastados eles causam medo ou são caçados feito cachorros.

Existem várias formas para você lidar com a “magia” de Aztech. Na verdade é melhor ela permanecer vaga; permitindo que você tenha liberdade suficiente para fazer qualquer tipo de milagre tecnológico que queira, nanorobôs, biotecnologia, hologramas, teletransporte, seja o que for. Por outro lado, mesmo um Quadro mágico pode parecer milagroso em um mundo pós-apocaliptico. O importante é, se você precisa usar um computador, é preciso ser um Nahual para usar.[ Ou para fazê-lo tentar parar de te matar]

Uma pequena lista de sugestões:

  • Armas Inteligentes – Elas atiram balas guiadas, explodindo.
  • Drones – Aviões automáticos usados para vigilância ou entregas comuns
  • Tinta Inteligente – Uma pintura digital que transforma qualquer superficie em um TV
  • Metrô -Dê a seus Pjs e NPCs um meio de transporte
  • Vigilancia Pública – Big Brother ; olhos estão em todos os lugares
  • Brain Hacking [Hackeamento do Cerébro] – Normalmente, todos os Nahual possuem computadores no cerébro.

A Maior parte dos Nahuals serão mais velhos que o Apocalipse, mas não muito. Eles terão poucas recordações de como o mundo era no Tempo Passado. Todos mais são lembrados como contos de fadas. Nas suas cabeças, tecnologia e magia são a mesma coisa. Nahual fazem muito pouco para dispensarem superstições. O seu poder é tanto derivado do medo que eles inspiram nos camponeses quanto o que a tecnologia inspira neles.

A toca da Mulher Aranha

A primeira batalha entre Tezcatlipoca e Quetzalcoatl foi lutada a longo de um resort na belissima Oaxaca. Isto é o dominio de uma Nahual maníaca que chama a si mesmo de A Grande Deusa. Devido à bizarra Mandibula- Nariz que ela usa, seu inimigos a chamam de Mulher Aranha

Sua toca guarda dois tesouros e vários horrores. O primeiro tesouro é um completo centro hospitalar com um estoque decente de remédios. Ela tem ganhado bastante a lealdade daqueles que vivem proximos a ela por curar seu ferimentos e doenças. A maioria das consultas atuais são feitas por uma equipe de braços robos, porém isto necessita de um grupo com um Nahual expert para operar os controles do sistema.Deixar alguém sem experiência utilizar seus próprios utensilios seria melhor arrancar seu olho fora do que dar alguma medicação para ele.

O segundo tesouro é uma Antena que opera em vários canais. No estado atual a Rede só é acessivel por redes locais, mas satélites continuam podendo ser mirados para qualquer lugar no planeta [ou acima dele]. Obiviamente, isto seria um grande problema para o programa de arma via satélite de Quetzalcoat, mas isto poderia liberar grandes capacidades de vigilância para ambos os lados. Ambos prefeririam destrui-lo do que deixa-lo cair nas mãos do inimigo.

Tais preocupações são apenas teóricas enquanto a Mulher Aranha permanece no controle do lugar. Ela possui uma larga quantidade de equipamentos para aterrorizar aqueles que passarem por lá. Primeiro, ela tem transformado uma série de atrações do resort em armadilhas mortais [Pesquise sobre grandes parques de diversões e fique maluco!]. Segundo, o local esta repleto de Black Dogs que adorariam assustar pessoas normais e tornar Nahuals malucos. Finalmente, o Hotel é servido por um pequeno exército de robos, armados com garras, armas,  e qualquer outra coisa que sua sádica mente possa conceber.

Dicas de aventura

  • Um time de bravos guerreiros-cientistas Maias vão até a Toca da Mulher Aranha com o objetivo de tomar o controle da plataforma de armas orbitais. Eles terão que enfrentar os fiéis seguidores da deusa, os Black Dogs e o seu exército de robos assassinos. Se um Nahual esta no grupo , uma gang de Pishtacos aparece no momento mais inoportuno. Quando o sucesso estiver quase nas mãos deles, um grupo de assaltantes Mexicas começa a segui-los e ficar no seu encalço. Se a Mulher Aranha for derrotada, os assaltantes se metem muito mais facilmente no que os Pjs fizeram
  • Um comunidade de sobreviventes sem acesso a tecnologia é visitada por “diplomatas” de Tenochtitlan. Eles pedem tributos em sangue e comida ou pegaram ambos ä força. Enquanto nossos rebeldes heróis preparam a resistencia, um bando de Civatateo vaga pelo território ; sumindo com crianças e espelhando doenças. Então, com a comunidade enfraquecida a sagrenta Mexica ataca!!
  • Uma pequena equipe de salvamento vai para o norte em busca de tecnologia perdida. Hordas de selvagens Tzitzimime estão a espera em todas as rodovia desoladas e nas sombras de cada prédio destruido. Eles descobrem um MxGuffin, que ambos Tezcatlipoca e Quetzalcoatl gostariam que seu império possuisse.  Trazer isto de volta para o sul significará se desviar da patrulhas Mexicas, lutar contra ordas de predadores sub-humanos e sobreviver a maior negociação de guerra desde o Fim do Mundo !!!

 


Anúncios