Espero que as pessoas que frequentem o blog saibam muito bem do que se trata a OGL do sistema d20, certo?

Com ela surgiram centenas de títulos novos com regras totalmente [tosse] compátiveis com o D&D.

Um destes títulos é o Mutantes e Malfeitores, publicado aqui no Brasil pela Jambô Editora. O que poucas pessoas sabem é que o M&M também possui  uma espécie de d20 License,  o nome desta licença é Superlink e ela permite que outra editoras publiquem material compátivel com as regras do M&M. Nos US and A existem vários suplementos compátiveis com elaUm destes suplementos é o cenário Gestalt, The Warrior Within, publicado pela Black Wyrm Games

Gestalt, é um jogo de supers diferente. Ele não se enquadra em nenhuma das eras dos quadrinhos [ à saber Ouro, Prata, Bronze, Ferro…] e ao mesmo tempo suporta os jogos de todas as eras além de jogos mais psicológicos ou com uma temática mais adulta [Scion estou olhando para você] o que pode deixar alguns Mestres confusos sobre o clima da campanha.

Mas estou indo muito rápido. Vamos voltar ao começo.

Gestalt foi escrito por Scott Bennie, e é um produto das notas da campanha de supers que o autor escrevia.

Toda narrativa humana sempre foi cheia de arquétipos, idéias do subconsciente humano. As histórias em quadrinho sempre foram repletas de arquétipos e é neste ponto que começa a premissa principal de Gestalt.

Segundo o livro, Gestalt é a energia gerada pelo subconsciente de todos os humanos que  formou um plano repleto desta energia [Multiverso do RPGQuest, alguém?]. Ela encarna em um dos arquétipos presentes no mundo e fornece poder para os Heróis e Vilões do mundo de Gestalt.

Os Gestalt encarnam um arquétipo que lhes dá poderes, um Gestalt do Medo poderia adotar um arquétipo de Serial Killer por exemplo. O livro fornece uma série de arquétipos para que sirvam de inspiração para a criação dos personagens e classifica os tipos de Gestalt em 3:

– Os Gestalt Puros, são a encarnação de uma idéia. Eles não existiam anteriormente e são um fenomeno que ocorre quando a energia do plano da Gestalt torna-se sesciente. Geralmente, são imortais [idéias não morrem] e sabem muito pouco de relações humanas

– Os Gestalt Bounded, são os que mais conhecemos. Um ser humano que um dia acordou com superpoderes. Estes fenomeno só ocorreu poucas vezes na história da humanidade, em eventos chamados waves.

– Os Chain Gestalts – São Gestalts que obteram super poderes de outros Gestalts, como vampiros e lobisomens.

Além dos Gestalts o livro fornece uma série de outros inimigos e aliados nos jogo, como aliens, organizações governamentais e as ligas de heróis.

O problema com Gestalt é: Qual o tom que se deve dar a campanha? Você analisa a premissa principal e pensa em jogos mais sérios quase de terror, porém olhando o livros você não consegue muito bem encontrar o Tom da Campanha, mesmo ele admitindo que o tom da campanha é sério ele joga tudo isto nas mãos do Mestre, deixando uma certa ambiguidade no ar.

Gestalt é um cenário para HERO e M&M, você pode conseguir o Guia Do Jogador do jogo, com o qual você consegue levar um jogo com tranquilidade, aqui

3 Estrelas / 6

Anúncios