Primeiro, sou apenas um jogador de RPG. Não sou um analista de mercado, jornalista ou alguma mistura hibrida dos dois. Como jogador de RPG gosto de estar bem informado tanto quanto as noticias do mercado interno de RPG, quanto as do americano. Gosto de postar as noticias que nos tragam um pouco mais de informação do nosso hobby, de preferencia traduzidas para o portugues, para aqueles que não conhecem nada de inglês, como eu já fui. Prefiro muitas vezes dar apenas as noticias que eu acho interessantes, sem colocar minha própria opinião, justamente por achar que existem outras pessoas na nossa micresfera de blogs que conhecem muito mais o assunto do que eu, como o Rocha, o Fellipe Veloso e o pessoal do dot20 [para citar minimos exemplos]. Esta é a postura deste blog feito as duas mãos, as minhas opiniões sobre mercado e panorama “politicoeconomico”do RPG estaram no mesmo lugar que a de vocês, nos comentários.

Ficaremos combinados assim certo? Eu e vocês nos comentários e as noticias aqui. A menos que estejamos tratando de resenhas, aí não tem como ser imparcial né lindão? Terminado o lenga-lenga vamos às coisas realmente importantes.

Você pode reclamar, espernear e até chutar o cachorro, mas não se pode negar o poder da Wizards quando falamos do mercado de RPG norte americano, as suas últimas medidas pegaram o mercado desprevenido e fizeram as outras participantes se mexerem para colocarem a venda de pdfs em alta de novo com várias e várias promoções. Porém existem algumas pessoas que não gostaram muito disto.

Marcus King, dono da Titan Games & Music soltou a seguinte carta aos “Amigos da Industria” no Ivc2

Caros amigos da industria

Em resposta ao anúncio da White Wolf em disponibilizar seu Exalted 2nd Edition gratuitamente em PDFs. Eu quero saber. Eles podem por favor enviar para minha loja quatro cópias gratuitas deste livro impressas? Eu quero dizer, se o PDF é grátis, porque alguem precisaria de um livro impresso? E apesar de eu ter algumas cópias em mãos, no estoque de ambas as minhas lojas, evidentemente eu sou um idiota por estocar este livro. Céus, obrigado White Wolf !

Para minha queria e amiga próxima, Liza Stevens da Paizo, uma pessoa com a qual eu me preocupo, e uma companhia que eu apoio. Eu quero dizer que em resposta ao desconto de 35%  nos livros da série Pathfinder, “Lisa, você por favor estenderia este desconto adicional de 35% para seus parceiros revendedores e distribuidores, que se preocupam e mantem os produtos da sua companhia?

Para os meus amigos na Green Ronin, incluindo Chris Pramas, vocês poderiam mudar o Preço Sugerido do True20 core book para $9.99, para que seus parceiros de revenda e distribuição possam continuar mantendo o título, e a sua linha?

 

Talvez seja eu. Eu sou um revendedor, e acabei de abrir minha segunda loja da Titan Games & Music [ em Kalamazoo, Michigan, se alguém se importa], mas quando eu vejo companhias, cuja os produtos eu apoio e orgulhosamente indico para os meus cliente, dando um tratamento/preço especial para mercados ou fornecedores diferentes da minha companhia, eu acho isto um insulto impressionante

 Agora, permita-me se claro. Eu continuarei vendendo o Exalted da White Wolf, o True20 e o Pathfinder. Eu não estou boicotando os produtos de ninguém, ou descartando seus esforços. Todas estas companhias, e estes produtos, vão bem na(s) minha(s) loja(s). Mas, eu sou insultado quando, meus amigos, meus “parceiros”, de negócio ou “editoras fornecedoras’ preferem outro meio de vendas  a tal ponto que fariam esforços especiais para este canal ao invés de um onde eu tenho trabalhado durante 20 anos, e espero trabalhar outros 20.

Como eu disse, pode ser apenas eu.

A carta traz uma postura desesperançosa e até pessimista do mercado de RPG. Como se o apoio a venda de PDFs fosse uma tradição as lojas tradicionais. A Gerente Geral da Grenn Ronin, Nicole Lindroos, postou em seu blog um resposta a carta do Marcus, veja abaixo:

 Querido Marcus,

Eu acordei esta amanhã para ver a a chamada sobre a Green Ronin na pagina principal do ICV2 como parte do seu comentário sobre os preços dos PDFs. Vindo a tona pela recente decisão da Wizards of The Coast de descontinuar as vendas de PDF de seus produtos, a Green Ronin anunciou que estavamos colocando UM produto [ Nosso True20 Core Book] à venda por $9.99. Você pergunta “…vocês poderiam mudar o Preço Sugerido do True20 core book para $9.99, para que seus parceiros de revenda e distribuição possam continuar mantendo o título, e a sua linha?”

A resposta para esta questão, senhor, é NÃO. Primeiramente, o preço de revenda do True20 PDF é $17.95 enquanto que o preço do True20 Adventure Roleplaying na versão impressa é de $29.95. Se nós colocassemos o livro a venda por $9.99, perderiamos dinheiro em todo livro vendido. Se os meus parceiros distribuidores e revendedores precisam que eu perca dinheiro em cada livro para  “continuar mantendo o título, e a sua linha?” este é o tipo de “apoio” que eu não posso dar. Segundo, esta é uma venda temporária em respostas aos eventos em andamento e as mudanças no mercado. Seu você estiver preocupado que o a PDF ä $9.99 está seriamente destruindo [N.T.undercut no original]  seus negócios com seu bando de consumidores “Preçoconscientes” para comprar electrons durante as vendas, eu indicaria o True20 Pocket Players Guide, que nós temos disponivel para venda desde Dezembro de 2006, a preço de capa de $14.95, mostre-o para aqueles mesmos consumidores “preçoconscientes”. Eu também reforço que a Green Ronin tem,e continuará, a fazer ofertas e incentivos especiais para as cadeia de revenda e eu sei que você e sua loja tem se beneficiado com elas porque eu pessoalmente te ajudei a mover pilhas de livros para o seu estande na Gencon aproveitando nossas grandes vendas de nosso produtos d20.

Então quando eu li “…eu sou insultado quando, meus amigos, meus “parceiros”, de negócio ou “editoras fornecedoras’ preferem outro meio de vendas  a tal ponto que fariam esforços especiais para este canal ao invés de um onde eu tenho trabalhado durante 20 anos, e espero trabalhar outros 20.”Eu lhe digo que eu igualo o insulto. Eu me sinto insultada que você pense que uma promoção em resposta a uma ocorrencia de mercado , lhe de o direito a algum tipo de desconto, em qualquer lugar, independente do mercado. Você caracteriza nossa venda como preferindo um outro canal de venda mas isto não em todo verdade. Para usar uma analogia, se voce tem dá um desconto na venda dos seus HD DVDs e um consumidor reclama que eles “merecem” um desconto nos BluRay, eles conseguiriam? Voce estaria dando preferencia aos seus consumidores de HD DVD sobre os de Blu Ray? Ou estaria respondendo as condições do mercado [ no qual as vendas de Bluray são maiores que as de HD DVD]?

Como Gerente Geral da Green Ronin, eu me reservo no direito de definir uma queda de preço de nossos produtos como vemos que eles se encaixariam na estratégia de marketing e promoção da minha companhia e de nossos produtos. Eu não tento microgerenciar suas relações com distribuidores e revendedores parceiros e eu apreciaria o mesmo respeito

 

 

 

