Os blogs americanos estão fazendo um exercício interessante que eu pensei em trazer para discutirmos aqui na Terra Brasilis. São algumas previsões sobre o futuro do RPG. Acho legal fazermos sobre o Brasil e o mundo.

 Estas são as minhas respostas às perguntas, coloque no seu blog as respostam e me avisem que eu linkarei aqui.

 

 – Quais jogos você vê que surgirão atraindo um grande número de jogadores em um futuro próximo?

 

 Aqui no Brasil, eu espero que o Tormenta OGL, faça o que o 1ª Aventura e o Ação!!! Pretendiam fazer. Atrair um grande número de jogadores para o hobby. Além deste, creio que o M&M tem muito para crescer no Brasil, se a Jambô começar a investor nesta faceta genérica do sistema, com web-enhancements e matérias na Dragon Slayer.

Fora do escopo OGL, temos o RPGQuest que pode vir trazer novos jogadores ao hobby se a Daemon voltar a investir forte na divulgação do sistema como ela havia feito anteriormente, seja com novos livros ou com novos boosterpacks.

No exterior, Pathfinder. O futuro livrão com suas 576pgs esta gerando um hype tão grande que pode juntar muitos jogadores.

 

 – Quais companhias nós devemos ficar de olho, pois lançarão o próximo grande produto do mercado?

 

 Com certeza a Jambo e seu Tormenta OGL e Aventuras Fantásticas. Apesar das criticas, existe a Devir com a suas duas 4E, a de D&D e a pequena esperança do GURPS

 No exterior eu creio que devemos voltar nossas atenções para o Open D6 que pode levar a uma pequena transformação do mercado.

 

 
O quanto a tecnologia estará integrada com o RPG?

 

Eu já havia dito isto, mas não acredito no comércio de pdfs no Brasil, nosso jogadores ainda tem uma mentalidade de que o material disponível na web DEVE ser gratuito. Penso que o POD é o futuro, se aparecer uma empresa que forneça bem este serviço, ela pode ser tornar o que a Lulu foi para o RPG americano aqui para o Brasil.

Agora vejo o Taulukko, o iRPG  , e o futuro RRPG Firecast, como ferramentas cada vez mais fortes e consolidadas para os jogos de RPG aqui no Brasil, o EVRPG esteve aí e provou que jogos de RPG online no Brasil podem ser uma realidade.

Agora nos EUA, I believe in D&D Insider 😀

 

 – Qual escritor da industria nós precisamos estar de olho?

 

O Leonel Caldela, este cara ainda vai escrever um livro de RPG que vai explodir cabeças por aqui. A equipe do Universo Germinante que fez um grande trabalho com Maytreia e Rebelião é uma outra galera que eu apostaria minhas fichas. Eu ainda espero que saia um bom material dos blogs de RPG também, então é interessante ficar de olho no material deles.

 

 – Quais blogs você vê que crescerão e se tornarão os próximos grandes?

 

Comparando o tamanho do mercado com a quantidade de blogs de RPG que nós temos, eu posso dizer que temos muitos blogs, então qualquer aposta que eu faça será um pouco falsa por que não cobrirá toda a blogsfera errepegistica, mas vou fazer mesmo assim.

 Eu espero uma grande “revolução” vinda do dot20, acho que o pessoal de lá tem visão de mercado e qualidade então deles virá coisas muito bacanas. O Pensotopia com certeza sera, se já não é, um dos grandes blogs de RPG do Brasil.

Outro blog que eu acho que vem para arrasar é o Adrenalina RPG 😀

 

 – O que você vê como o futuro da industria?

 

Aqui no Brasil, POD. Não sei como as editoras pequenas ainda não investiram nisto ainda. Vejo também que o futuro é menos das editoras e mais dos pequenos escritores.

Nos EUA, vejo o D&D cada vez mais integrado com a Web via D&D Insider, enquanto que o mercado OGL não parará e espero que a Open D6 venha para trazer algo de novo para o mercado

Veja mais em:

