A RPGNow provavelmente foi a responsável por iniciar de vez a era dos .pdfs no mercado de RPG americano e consequentemente a responsavel por revolucionar o modo de produção dos jogos de RPG. Ela, em conjunto com a Licença OGL, foram as maiores responsáveis pela explosão de micro editoras que tivemos nos anos 20xx.

Mas o motivo deste post não é para babar o ovo da RPGNow, pois a única Loja de .pdf da qual eu posso puxar o saco é a RedStore (KÁ-CHIN). E sim mostrar a interessante ferramenta que o site montou permmitindo que você gere uma lista de RPGs mais vendidos por ano!

E como todos vocês sabem, se tem uma coisa que errepegistas gostam é de listas.

Clicando neste link você poderá selecionar por ano as listas desenvolvidas pelo site, aqui vão algumas curiosidades que eu achei por lá:

  • Em 2001 TODOS os títulos do top 10 são ligados a OGL
  • Em 2002 o top 10 ainda é dominado por títulos OGL, mas a sensação foram os livros de Monte Cook e da EN Publishing ( do site EN World)
  • Em 2003, a lista  é dominada pelos títulos da Malhavoc Press, a editora do Monte Cook. Um destaque desta lista é o Diamond Throne, cenário criado pelo Monte para o Arcana Envolved
  • Em 2004 temos em primeiro e segundo lugar os dois produtos mais vendidos no RPGNow. O primeiro é um bundle com as SRDs 3,5 (o que é muito esperto) e um livro de 400 páginas (!) com armas de Ficção Cientifica para OGL.
  • Em 2005 a Green Ronin explode a lista com a série Advanced nas três primeiras colocações, Blue Rose ( um dos RPGs mais incopreendidos de todos os tempos) na 4ª , Freedom City na 7ª e True20 na 9ª. Um RPG que a galera não conhece mas eu gosto muito é o Truth and Justice que aparece na 10ª.
  • Em 2006 a Green Ronin mostra porque domina o mundo OGL com 5 títulos na lista, sendo 4 de M&M.
  • Em 2007 tem bastante coisas interessantes na lista. Temos o cenário megalomaníaco de Monte Cook, Ptolus na 7ª posição (BTW, você pode comprar uma versão impressa do livro por apenas 150$), uma das coisas mais bizarras já feitas, o Monte Cook World Of Darkness na 6ª posição, o clássico Witchcraft em 2º e outro livro com o sistema PDQ, o The Zorcerer of Zo em 9º
  • Pelo segundo ano consecutivo este produto é o mais vendido, além disto em 2008 temos mais Monte Cook.
  • Em 2009 temos de interessante em 1º A Song of Ice and Fire, e o FantasyCraft em 7º
  • Ano passado temos um foco indie na lista com Diaspora em 3º, ICONS em 8º e Legends of Anglerre em 9º. Isto mesmo 3 produtos com FATE e mais interessante são os três ÚNICOS RPGs na lista. O restante é dominado por props e ferramentas para o Mestre.
  • E até agora em 2011 temos a Green Ronin com o DC Adventures e o M&M 3ª edição, o Savage Worlds Deluxe e o The One Ring, estes dois últimos lançados a apenas 3 meses atrás!
A lista mostra uma perspectiva histórica do perfil RPGista americano, desde o BOOM do OGL até a onda mais atual com sistemas mais diversificados e ferramentas para o mestre. Sem dúvidas vale dar uma olhada pela curiosidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios